O joelho é uma articulação formada pela extremidade distal do fêmur, pela extremidade proximal da tíbia e pela patela. Possui ligamentos que estabilizam a articulação, auxiliados pelos meniscos, que amortecem os impactos sobre as cartilagens.

Uma articulação de joelho saudável possui estabilidade que é proporcionada pelas estruturas que compõem a mesma e uma musculatura flexível e forte, de forma a suportar os impactos, proteger e promover os deslocamentos.

As dores podem ser causadas por problemas diversos, que vão desde problemas estruturais, até lesões, sobrecarga, desalinhamento dos membros inferiores, ausência de alongamento, falta de estabilidade, e desgaste da articulação. Há casos em que a dor pode evoluir com outros sintomas, como inchaço, dormência, rigidez muscular ou fraqueza, podendo até mesmo irradiar para outras partes do corpo.

Dor no Joelho

Cuidando dos Joelhos

Adotando pequenas ações a dor pode ser aliviada:

  • Ingerir alimentos com propriedades anti-inflamatórias, como gengibre, cúrcuma, sementes de chia e evitar alimentos com alta quantidade de açúcar pois podem agravar qualquer inflamação no corpo;
  • Fazer compressas geladas;
  • Utilizar ataduras que além de reduzir o inchaço também serve como apoio;
  • Elevar a perna dolorida ou fazer massagem com intuito de melhorar a circulação no local.

Além disso, é indispensável procurar um especialista para identificar a causa do problema e indicar o tratamento adequado após avaliação. Assim, é recomendado seguir algumas medidas como orientações:

  • Evitar ficar muito tempo em pé ou na mesma posição;
  • Realizar atividade física lentamente, como caminhada e de preferência em local plano;
  • Praticar exercícios para alongar e fortalecer a musculatura tanto do joelho quanto de outras regiões para distribuir a carga de peso igualmente;
  • Alinhamento da postura através de tratamentos como Reeducação Postural Global (RPG);
  • Confecção de palmilhas posturais.