A fisioterapia obstétrica auxilia as gestantes desde o primeiro mês de gestação até o nascimento do bebê. Objetiva preparar, orientar e tratar as gestantes, além de atuar na prevenção de disfunções e preparação para o parto.

O conceito nasceu depois de estudos realizados por profissionais da saúde, que observaram que mulheres sedentárias tinham maior dificuldade no trabalho de parto do que as mulheres que continuavam suas atividades normais durante a gestação.

Para uma gravidez tranquila é preciso acompanhamento, cuidados e preparação. Essa área da fisioterapia ainda não é muito aplicada, mas está crescendo muito e vem tendo resultados positivos.

A prática de atividade física, de maneira adequada e regular, irá auxiliar a gestante na progressão do ciclo gravídico-puerperal, na recuperação do puerpério imediato elevando a auto-estima da mulher grávida e favorecendo um retorno as suas atividades do cotidiano.

A fisioterapia atua também quando se dá inicio ao trabalho de parto, através de técnicas para alivio de dor e câimbras, com exercícios associados à respiração que ajudam na dilatação, diminuem a tensão da gestante, fazendo assim com que essa fase seja mais tranquila.